-
Arquitetos: noak studio
- Área: 540 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Carolina Lacaz
-
Fabricantes: NS Brazil
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Alphaville SP, a laje de 540m² abriga uma jovem Fintech de operações bancárias. O mote do projeto foi conceber espaços integrados e flexíveis, com uma linguagem jovem, associando a sobriedade à desconstrução do conceito de escritório padrão. A pré-existência da Laje direcionou o projeto desde o início do processo criativo. A planta quadrada, naturalmente setorizada por 4 pilares centrais, ditou os dois eixos principais de circulação. A laje aparente foi aproveitada para embutir a iluminação. Como elemento protagonista, ao longo do eixo principal da circulação, foi proposto o muro gabião, que permite a total fluidez do conjunto.
Na ala norte ao gabião, encontra-se a área de vendas e atendimento ao cliente, onde o elemento de destaque são os lockers de variação de tons neutros. Essa marcenaria é composta também por um nicho, proposto para descansos oportunos dos funcionários. As mesas seguem o conceito de hot desking, onde não há lugares fixos.
Ao lado, a sala de programação é o coração do escritório. Apesar de ainda estar integrada, este ambiente requer privacidade e pouco ruído externo, portanto para potencializar a concentração dos programadores, a sala desenvolve-se de uma forma mais reclusa comparada aos demais ambientes.
Na ala sul a administração é aberta, assim como a área de vendas, e é composta por mesas entrepostas conferindo menos rigidez ao layout. Ao lado se encontram reunião e diretoria, com painéis de madeira cinza chumbo e cumaru. Os setores desta ala se integram ao abrirem-se as portas da diretoria e reunião, revelando um ambiente único, fluido e flexível, conectado por um sofá modular desenhado pelos arquitetos para que o espaço desse lugar a eventos e atividades internas da empresa.